BASES DA FISIOLOGIA DA TERAPIA MANUAL

de Marcel Bienfait

tradução Angela Santos

Summus editorial, 2000

No início da década de 1980 Marcel Bienfait publicou a primeira versão de Fisiologia da Terapia Manual na França. Traduzido, foi publicado no Brasil em 1988. Aqui, assim como na França e na Itália, serviu como base para o estudo teórico em numerosos seminários de formação contínua em Terapia Manual para fisioterapeutas, ministrados pelo próprio autor.

Anos de trocas entre professor e alunos levaram-no a visualizar novos aspectos dessa teoria e aprimorar a forma de transmiti-la. Era inevitável que este texto básico fosse reescrito e aqui está ele, atualizado e editado no mesmo formato e com a mesma qualidade dos dois outros volumes do mesmo autor, já publicados pela Summus – Os desequilíbrios estáticos e Bases elementares – técnicas de terapia manual e de osteopatia – com os quais forma uma trilogia.

Neste livro Marcel Bienfait desenvolve dois aspectos fundamentais para a formação do fisioterapeuta: o estudo do micromovimento e o estudo da função da musculatura estática da dissociada da função da musculatura dinâmica.