de Angela Santos
Summus editorial, 3a edição, 2002
O estudo da cinesiologia articulação por articulação, descrevendo para cada uma amplitudes possíveis de movimento e os músculos primários e secundários responsáveis por cada uma delas não dá, nem de longe, a noção de um real movimento humano.
Este ocorre de segmento em segmento, envolvendo, portanto, um grande número de articulações que se movem simultaneamente.
Então, como isolar o menor segmento corporal capaz de realizar um movimento que se possa reconhecer como habitual? Dentro desse segmento, como se processa o movimento?Existiriam leis às quais ele submete-se?
Esse livro é uma releitura do livro A Coordenação Motora de Piret e Béziers, que tive o privilégio de traduzir no início dos anos 90 e que propõe respostas dignas de serem analisadas, a cada uma dessas questões.
O texto é didático. Os princípios apresentados por Piret e Béziers são simplificados em uma linguagem de aceso mais fácil, além disso, teorias de movimento encontradas em outros textos são trazidas para uma análise à luz da teoria da Coordenação Motora.