ANOTAÇÕES BASEADAS NA LEITURA DE
“KINETIC CONTROL– The Management of uncontrolled movement”
DE MARK COMERFORD E SARAH MOTTRAM
Controle Cinético (Kinetic Control) é um sistema de análise e reabilitação do movimento (baseado em evidências) desenvolvido por Mark Comerford e Sarah Mottram, autores do livro acima citado.
O sistema de avaliação proposto por essa linha de pesquisa cita o tempo todo movimento não controlado, desde o subtítulo do livro que é “The management of uncontrolled movement”.
Movimento não controlado é definido na pg. 49 como falta de recrutamento ativo eficiente dos músculos locais ou globais que garanta controle de movimento de um segmento em uma direção específica (1). (O que são músculos locais ou globais? Aguarde os próximos posts).
Portanto, me parece que essa avaliação é essencialmente dinâmica, requer observação do comportamento de um segmento corporal durante um movimento e requer também, como toda avaliação, que se estabeleça um parâmetro de normalidade para o movimento considerado.
Um exemplo muito comum é o que eles classificam como “movimento não controlado lombar em direção à anteflexão”. O movimento não controlado é julgado em relação à sua localização e direção.
Em um movimento normal de inclinação do corpo para frente, a flexão da coxofemoral aproxima-se de 90º e permite que a lombar elimine a lordose mas permaneça reta, sem forçar o segmento em cifose (fig. A).
Em um movimento “não controlado” a falta de amplitude em flexão da coxofemoral força a coluna em ante flexão exagerada. No exemplo abaixo a lombar ainda não está em uma inversão de curva (a maior compensação está ocorrendo na região torácica), mas há tendência a forçar-se a lombar em cifose, o que em médio prazo poderá ocorrer, e levar a região a uma cifose (fig. B).
As causas para essa situação especifica são discutidas nas paginas 49-50:
O movimento não controlado em anteflexão lombar pode ter diferentes causas:
1. Situação de compensação de uma restrição para manter a função:
Devido a uma hipertensão dos músculs isquiotibiais, a flexão do quadril é restringida quando de uma anteflexão do tronco, os estabilizadores extensores perdem sua eficiência de controle e permitem à coluna lombar entrar em uma anteflexão excessiva. Resultado: movimento não controlado da coluna lombar em direção à anteflexão.
2. Hiperfacilitação direta:
Ocasionalmente um movimento não controlado resulta de um movimento muito repetido em grande amplitude. Um determinado músculo atua fortemente sempre da mesma forma e na mesma direção levando uma determinada articulação sob sua influência à sua amplitude máxima, além da posição de repouso. Por exemplo, um treino excessivo do músculo reto abdominal com repetidos enrolamentos do tronco mantem a coluna lombar excessivamente flexionada o que pode desenvolver uma ante flexão lombar não controlada. O reto abdominal mantem ativamente a coluna lombar excessivamente flexionada em repouso, e em atividades de carga posturais. Os músculos extensores lombares estabilizadores perdem controle eficiente durante o movimento de flexão com carga. Considera-se que há, então, movimento não controlado lombar em anteflexão.
3. Posicionamento postural passivamente mantido:
Movimento não controlado pode ser resultado de manutenção prolongada de uma articulação ou segmento em posição de estresse de alongamento (longe da posição intermediária ou de repouso). Por exemplo, flexão lombar não controlada pode ser resultado da habitual posição sentada desleixada em cifose lombar. Os extensores lombares posteriores perdem eficiência de controle durante carga em flexão o que resulta em tensão de alongamento passivo dos estabilizadores locais e encurtamento posicional dos músculos mobilizadores pouco utilizados ou não alongados.
4. Trauma:
Uma lesão pode ocorrer em um trauma resultante de acidente esportivo ou automobilístico se carga ou tensão resultantes exceder a tolerância normal dos tecidos. Por exemplo, se uma ante flexão lombar forçada ocorrer durante o trauma os estabilizadores posteriores perdem eficiência de controle durante os movimentos de ante flexão com carga. O movimento não controlado resultante é em anteflexão lombar.
REFERÊNCIAS
(1) Comerford, M., Mottram, S.L., 2001a.Movement and stability dysfunction– contemporary developments. Manual Therapy 6 (1), 15–26.
(2) Magee, David J., Avaliação musculo esquelética, 3ª ed. editora Manole Ltda, S Paulo
Ótemo Angela, adorei
Que bom que você gostou!