Marcel Bienfait, Summmus, 1999, 5a edição Tradução Angela Santos
A fibra muscular é envolvida por tecido conjuntivo – o endomísio.
Várias fibras musculares reúnem-se e são envolvidas por outra camada de tecido conjuntivo – o perimísio – formando o fascículo muscular.
Vários fascículos musculares reúnem-se e são envolvidos por uma última camada de tecido conjuntivo, o epimísio, constituindo o músculo em sua forma final, tal qual o conhecemos.
Quando, na extremidade do músculo, estes tubos sucessivos de tecido conjuntivo são esvaziados de tecido muscular contrátil, eles se reúnem para constituir os tendões.
Visto dessa maneira é fácil entender que a contração da fibra muscular, na intimidade dessas estruturas, tensiona o tecido elástico conjuntivo que transmite tensão ao ponto de inserção do tendão, movimentando a alavanca óssea.
Uma fibra muscular solta, fora desse invólucro é inútil. Portanto, o elemento mecânico, de transmissão da força é a fáscia muscular. Por sua vez, as fáscias encontram-se em continuidade umas em relação às outras, formando um verdadeiro esqueleto fibroso.
O músculo deveria ser entendido e estudado como parte da fáscia e não o contrário. Isso facilitaria o entendimento da globalidade da biomecânica humana.
Pompage, termo trazido do francês sem tentativa de tradução, por já fazer parte do vocabulário profissional entre os fisioterapeutas brasileiros, é uma manobra capaz de tensionar lenta, regular e progressivamente um segmento corporal. Isso coloca sob tensão todo e qualquer tecido elástico aí contido. O tecido conjuntivo de revestimento é o elemento elástico por excelência do corpo humano. Portanto, este procedimento agirá especialmente sobre essas estruturas, restabelecendo seu comprimento ideal, estimulando a circulação de líquidos nelas contidos, abrindo as interlinhas articulares ao longo do segmento, facilitando a nutrição da cartilagem articular.
Pompage é o procedimento de tratamento fascial por excelência.
Neste livro encontramos pedagogicamente reunidas noções gerais da anatomia fascial de todo corpo humano e a descrição das pompages básicas de cada segmento corporal. Além dos fisioterapeutas, vários profissionais da área de saúde serão beneficados por esta publicação.