O QUE É POSTURA?

REFLEXÕES DO DR. JANDA SOBRE POSTURA

Vladimir Janda é um nome citado com frequência nos mais recentes estudos sobre movimento que tenho estudado ultimamente (1)

Faço aqui um resumo de artigo publicado por ele no The Australian Journal of Physiotherapy em 1983 (2), no qual faz reflexões sobre o que é postura e o que se deve pesquisar sobre ela. Eu o encontrei graças à bibliografia citada  em Kinectic Control  – The management of incontrolled movement de M. Comerford e Sarah Mottram  que estou estudando com o maior interesse nesse momento.

Janda considera que existem até hoje certos mal entendidos com respeito a problemas do sistema motor e cita como exemplo o entendimento do termo “músculos posturais”. Claro, todos concordam que são músculos relacionados com a manutenção postural, mas qual é a postura humana típica? Aí começam as divergências.

Segundo Janda,  a postura ortostática ereta e bem balanceada praticamente não necessita de atividade muscular!! E cita Basmajian(3) em uma referencia de 1962 que defende essa tese em seu livro Muscles Alive, outro clássico frequentemente citado, que está na minha lista de livros a serem estudados com urgência.  Basamajian concorda que em uma definição mais limitada postura pode ser considerada a posição ortostática ereta, mas o que dizer da postura sentada ou inclinada que o ser humano com frequência assume e nas quais também deve lutar contra a ação da força de gravidade?  Roaf(4) considera que postura seria a posição que o corpo assume preparando-se para o próximo movimento.

Portanto o conceito é vago e confuso.

Se um músculo se comportará como “fásico” ou “postural”, depende da inervação que ele recebe. Neurônios de condução lenta inervarão fibras musculares que também serão lentas, associadas a controle postural; neurônios de condução rápida inervarão fibras musculares de condução rápida, consideradas dinâmicas ou fásicas associadas a movimento de grande amplitude e força.

Mas, ele lembra que a função básica, primária do sistema motor é “movimento” e todas as funções estáticas devem derivar desse desempenho básico cinético ou dinâmico. Cita um trabalho de Denny-Brown de 1929 (5) que revela que o peitoral maior de pássaros migratórios, nos quais há uma demanda de resistência importante para que as asas permaneçam batendo por horas a fio, tem todas as propriedades de músculo “postural” enquanto que em pássaros que só voam pequenas distâncias rapidamente, esse músculo é fásico.  Portanto ,  comportamento da fibra muscular dependerá, além do tipo de neurônio que a inerva, da adaptação que sofre causada pela função que lhe é  imposta.

Então, a questão que deveria ser levantada não é o qual a postura básica do ser humano, mas qual o padrão de movimento básico porque dele derivaria a estática. Lembra o famoso Sherrington que em 1906 afirmava: “Postura segue movimento como uma sombra”.

Preensão e locomoção são consideradas padrões reflexos básicos de movimento. Como o assunto é postura seria na análise da marcha que poderíamos encontrar pistas para determinarmos a postura básica do ser humano.

Como o passo é o principal padrão das funções estáticas, a noção de postura deveria derivar dele Ao analisar a marcha verifica-se que passamos ao menos 85% do tempo do ciclo do passo em apoio unipodal e só 15% do tempo sobre as duas pernas. O esforço básico do corpo seria batalhar contra a força da gravidade quando apoiado em uma perna. Lembra também que a postura equilibrada sobre as duas pernas acaba sendo desconfortável e muito rapidamente o individuo migra para um apoio mais importante em uma das pernas. Ele considera, então, o apoio unipodal a postura humana mais típica.

Assim, ao nos referimos a músculos que tenham uma função postural dominante, deveríamos considerar aqueles cuja atividade é necessária para a manutenção da postura unipodal. São em geral aqueles que têm a tendência à retração ou à espasticidade em uma hemiplegia.

 

REFERENCIAS

  1. Movement – Gray Cook

Kinetic Control The management of uncontrolled movement  – Mark Comerford and Sarah Mottram

Corrective excercises solutions Evan Osar

2. On the concept of postural muscles and posture in man The Australian Journal of Physiotherapy vol 19, n. 3, June, 1983

3. Basmajian TV (1962), Muscles Alive, Williams and Wilkins Co Baltimore

4. Roaf R 1978, Posture, Academy Press, London

5. Denny-Brown (1929) The histological features of striped muscle in relation to its functioned anatomy, Proceedings of royal society of London, 104 B, 371-411 cited by JP Fulton (1943), Phusiology of the nervous system, 2nd ed. Oxford University press, New York, Chapter 7 p110

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *