A ESCOLIOSE – UM ESTUDO TRIDIMENSIONAL

René Perdriolle, Summus Editorial, 2006

Tradução Angela Santos

Lançado originalmente em 1979, o livro A escoliose – Um estudo tridimensional, do francês René Perdriolle, é resultado de anos de trabalho com portadores dessa afecção. O autor propõe novas abordagens para estudos radiográficos, explica o mecanismo da escoliose e sua evolução e se detém em aspectos fundamentais da biomecânica, possivelmente ligados à etiologia. A presente edição, lançada pela Summus Editorial, foi traduzida por mim que também redigi um capítulo adicional baseado em cinco artigos do autor publicados posteriormente ao livro em revistas indexadas.

Os estudos de René Perdriolle foram fundamentais para a definição da patologia como deformidade em três dimensões no espaço: em inclinação, posteroflexão e rotação. O autor esclarece que a rotação – e não a lateroflexão, como sempre se divulgou – é o elemento fundamental para o entendimento, o diagnóstico e o desenvolvimento da escoliose. A definição de que a coluna se deforma em três dimensões, colocando-se numa espiral, abriu caminho para novos estudos e novos tipos de tratamento.

O autor

René Perdriolle nasceu na França em 1924. Formou-se educador e posteriormente estudou Fisioterapia e Ortopedia, obtendo o diploma de fisioterapeuta. No início de suas atividades em Lyon, tratou de crianças portadoras de escoliose e passou a fazer pesquisas relacionadas com a patologia. Destacou-se de tal forma que Pierre Stagnara convidou-o, em meados dos anos 1960, a dirigir o serviço de reabilitação do Centre des Massues, em Lyon, até hoje importante centro de tratamento de escoliose na França.

Nos anos 1970, criou e dirigiu o Centro de Ortopedia Maguelone para o tratamento da escoliose e de patologias no tórax, onde também desenvolveu trabalhos científicos. Depois de afastar-se da direção, continuou a dedicar-se às pesquisas, mantendo importantes contatos com a Escola Politécnica de Montreal e o Instituto de artes e Ofícios de Paris. René Perdriolle aposentou-se em 1992 e desde então vive em Montpellier.